Se você chegou nesse post pesquisando sobre vendarketing, você já está à frente da sua concorrência e a um passo de transformar suas metas em resultados. Mas sem enrolação vamos ao que interessa.
Vendarketing é uma palavra derivada do inglês smarketing, e nada mais é do a união de esforços entre os departamentos de marketing e vendas. Tradicionalmente, esses departamentos entravam em conflito com certa frequência, quando os resultados não eram alcançados.
Marketing: a culpa é do comercial, nós encaminhamos leads qualificados.
Vendas: a culpa é do marketing que não faz o trabalho direito.
Entre outras inúmeras questões, isso ocorre quando esses departamentos atuam de forma isolada, sem qualquer conexão. E quem perde com isso é a empresa.
Eis então que surge o vendarketing, uma estratégia para alavancar os resultados e o crescimento das empresas. Antigamente as pessoas eram impactadas por certa propaganda e então se deslocavam até uma loja, onde o vendedor faria a demonstração dos benefícios e características desse produto.
Mas o mundo mudou e a internet virou o jogo, hoje as pessoas conhecem tanto sobre os produtos quanto os vendedores e o marketing ganhou ainda mais relevância, não basta mostrar uma pequena propaganda e esperar que o cliente procure por um vendedor. O marketing cria demanda, desejo e acompanha o consumidor durante toda a jornada de compra, repassando insights importantes para o time de vendas.
O papel do vendedor já não é mais convencer, mas sim agregar valor ao produto que o cliente já conhece, afinal ele já viu inúmeros vídeos de avaliações, análises e recomendações dos seus influenciadores preferidos. Eu diria que o mais importante aqui “é não atrapalhar a compra.”
O alinhamento proposto pelo vendarketing produz metas complementares. Por exemplo, se a empresa deseja vender 25% a mais no próximo ano, o time de marketing consegue avaliar as métricas do funil de vendas e definir quanto esforço será necessário para alcançar esse resultado.
Um estudo publicado pela Aberdeen indica que empresas que adotaram essa prática, cresceram 20% o seu faturamento, ao passo que aquelas que não adotaram reduziram as vendas em 4% nos últimos anos.
Além da previsibilidade, essa união cria metas mais realistas. Falar de marketing é falar de estratégia e o vendarketing pode ser uma forma para não desperdiçar boas oportunidades. Todos estarão unidos com o mesmo objetivo. Reuniões e feedbacks frequentes ajudarão a ajustar os pontos necessários e logo veremos que um não existe sem o outro.
Comments