De tempos em tempos, me deparo com essa mesma questão: contratar uma agência ou investir em um profissional interno? A resposta é sempre a mesma; "depende", depende de uma série de fatores: estratégia, objetivos e metas da empresa sempre são o ponto de partida, mas outros fatores como tempo, orçamento também são mandatórios nessa situação. É pensando em te ajudar a tomar essa decisão crucial que escrevo esse artigo. Vamos abordar as principais características de cada um dos modelos e se até o final desse texto você ainda tiver dúvidas sobre o que fazer: converse comigo em uma mentoria gratuita.
O que é SEO?
Partindo do básico, SEO ou Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismo de Busca) são técnicas que buscam privilegiar o seu conteúdo em relação aos resultados exibidos para os usuários em suas buscas. Ficou confuso? Os profissionais de marketing usam técnicas especificas para posicionar o seu site ou conteúdo nas primeiras posições dos ranks de busca na internet e diferentemente do senso comum, SEO não é exclusividade do Google, as técnicas de SEO podem ser usadas mesmo em redes Sociais, Marketplace e outros canais.
Qual a Diferença?
Optar por uma Agência de SEO vai te poupar tempo e você terá a certeza de estar se aprofundando nesse tema, usando das técnicas mais modernas e adequadas para o seu negócio e estratégia. Por outro lado, um profissional interno estará 100%, full time dedicado ao seu negócio, a grande desvantagem é contratar um profissional qualificado para o desafio. Talvez você tenha de investir em treinamento e tempo de desenvolvimento.
Por falar em investimento, uma agência exige maior investimento que um profissional interno, em contrata partida você terá acesso à experiência, konw how e um nível de profissionalismo muito maior, sem falar no uso de ferramentas avançadas para a execução das tarefas do escopo do projeto.
Um profissional interno traz consigo todos os encargos e burocracias de qualquer outro profissional CLT, mas como já citei acima, estará totalmente voltado para o seu negócio. Além desses custos a empresa precisará contratar ferramentas e serviços para garantir essa operação interna.
Por onde Começar?
Indiferentemente de você decidir por uma Agência de Marketing Digital ou por montar um time interno, o ideal é partir do mais simples para o mais complexo, sempre tento em mente os objetivos da organização.
Mas por que é tão importante se aprofundar no SEO?
O comércio segue a tendencia de migração do físico para o digital e quanto mais empresas despertam para essa realizada, maior é o número de anunciantes em redes como o Google e Facebook, isso aumenta a concorrência, exige cada vez mais investimento em Ads (anúncios online). A busca orgânica - "gratuita" - pode ser uma forma de otimizar esse orçamento, além de mais rentável no longo prazo, se compara com os anúncios online.
1 - SEO Local
Embora seja uma modalidade - de certa forma - desprezada por alguns profissionais de marketing, é uma excelente maneira de consolidar seu presença digital, especialmente para negócios locais. Por meio do Google Perfil de Empresas (antigo Google Meu Negócio) e outros serviços locais, é possível direcionar o fluxo de clientes para o seu negócio, fortalecendo seu marca e impulsionando o fluxo de lojas físicas, por exemplo.
2 - SEO On-page
É uma etapa mais estratégica e metódica, passando pela análise e seleção de palavras chave, verificação das URL's, títulos, meta descriptions e textos e conteúdos do seu site.
3 - SEO para E-commerce
Talvez a etapa que mais exige trabalho: tempo e dedicação. Vender online pode ser um grande desafio, principalmente quando você não acompanha a evolução pela qual passa o e-commerce. Nesse momento, o trabalho é focado nas páginas de produtos, nas categorias e na experiência do usuário. O objetivo é aumentar o tráfego de pessoas no site site, analisar o comportamento e identificar oportunidade de melhorias. Tudo isso para incrementar o seu faturamento e outras métricas relevantes: taxa de abandono e conversão, avanço do funil de vendas, ROI (retorno sobre o investimento).
4 - Produção de Conteúdo
Em época de hiper estimulação, como a que vivemos, com tantos anúncios, banners, chamadas, notificações, lives e tantas outras estratégias usadas pelas empresas para chamar a atenção dos consumidores, produzir conteúdo relevante, atraente e informativo é de extrema importância para se diferenciar e se destacar da concorrência.
É pelo uso do SEO que os conteúdos são pensados e produzidos de forma a extrair o máximo de performance, dentro da estratégia da empresa. Posts em redes sociais são as estratégias mais comuns, no entanto, criar um blog pode gerar resultados surpreendentes dentro do seu posicionamento de marca: gera tráfego, engajamento e inserem os consumidores no fluxo de trabalho do seu pipe line de vendas.
Comments