Muitos empresários se questionam sobre os resultados do marketing digital para pequenos negócios. Nesse post vamos falar sobre estratégia digital para pequenas empresas e negócios locais.
No Brasil, durante a pandemia de covid-19, o digital recebeu 6 milhões de novos usuários, 4 milhões de novos lares foram conectados à internet e 22 milhões de brasileiros compraram em um e-commerce pela primeira vez. Segundo o IBGE, atualmente, somos 34 milhões de internautas ativos, mas as ações de marketing digital não se restringem a ao público ativo, elas alcançam 112 milhões de pessoas que de alguma forma acessam a internet. Essa demanda crescente, também cresceu a velocidade da digitalização de pequenos negócios, como é de se esperar, pois nenhum empresário em sã consciência ignoraria um público desse tamanho.
Muitas empresas buscam por soluções adequadas para divulgarem seus produtos na web e grande parte não conseguem ou têm dificuldades em alcançar esse objetivo. Se você ainda não se convenceu da importância da estratégia digital para o seu negócio, esse post é para você.
Marketing Tradicional vs Marketing Digital
O primeiro ponto que precisamos tratar é que não existe contradição, tão pouco alto exclusão que o obrigue a optar por essa ou por aquela estratégia de marketing. Isso é tão verdade que finalmente estamos parando de falar em marketing tradicional e marketing digital para falar apenas de marketing, isso representa a integração de ambas as plataformas. Ou seja, fazer marketing digital não o impede de continuar a realizar as ações de marketing tradicional que vem fazendo a tanto tempo.
Os canais se complementam, segundo o google, 74% das visitas às lojas físicas têm origem em pesquisas na web e 76% da pessoas que buscam na web incluem o termo "perto de mim". Pensando nisso o Vendarketing pode ser a estratégia mais adequada.
Marketing Digital é para todos?
A resposta é sim, tenha você um salão de beleza, uma panificadora, um super mercado, uma borracharia ou uma loja de brinquedos, marketing digital é uma estratégia válida seja qual forma o seu tamanho ou seguimento de mercado.
Preciso contratar uma Agência de Marketing Digital?
Isso vai depender se sua empresa tem profissionais qualificados ou não. Caso não tenha, uma agência pode ser a opção mais econômica e rápida para alcançar seus resultados. Mas, caso a resposta seja sim, a melhor agência de marketing estará dentro da própria empresa, ninguém conhece sua empresa melhor que os próprios colaboradores.
Marketing é Estratégia
Tudo começa com a estratégia, o primeiro erro das pequenas empresas é acreditar que basta criar uma conta no Google, Facebook, Instagram ou mesmo um site e sair criando anúncios. Nesse ponto uma assessoria de marketing digital pode auxiliar criando um plano de marketing personalizado, nesse plano estão inclusos:
Objetivos a serem alcançados
Público alvo, ou persona
Canais de comunicação
Estratégia e Soluções
Orçamento necessário
Monitoramento e acompanhamento de resultados
Para mais detalhes sobre planos de marketing veja o post ....
Fazendo Marketing Digital
Uma vez feito o seu plano de marketing digital e traçada a estratégia, você precisará implementar as soluções. A primeira implementação passa pela equipe, muitas empresas jugam caro o investimento em uma agência de marketing digital e optam por montar equipes internas. A dificuldade em contratar profissionais adequados pode tornar essa opção inviável. A contratação de freelancers torna-se uma opção, para a execução de algumas tarefas. Com tudo, para a produção de conteúdo, sempre indicamos a participação de pessoal interno.
Para alguns empresários, contratar uma agência seria a primeira opção, pela celeridade, knowhow (conhecimento) e escala que essa opção trás ao negócio, além de outras vantagens. Mas, seja qual for a sua opção, o importante é ter profissionais realmente qualificado e focados e alcançar os seus objetivos.
Conhecer para Cobrar
Talvez esse o segundo maior erro das pequenas empresas, não vêm o marketing digital como uma questão essencial para o seu negócio e sendo assim não o conhecem o suficiente para cobrar os resultados ou criar metas realistas. Essas empresas contratam um profissional de marketing e acabam terceirizando a responsabilidade do negócio, se abstêm das atividades diárias, não vêm o processo e não alcançam os objetivos.
Muitas vezes, vemos até agências de marketing que não se preocupam em gerar relatórios com os resultados alcançados. Para cobrar resultados, precisamos compreender o que devemos medir, quais metas são importantes e a quem cabe cada processo.
Comentários