Customer Relationship Management (CRM), a sigla é usada para denominar softwares especializados na gestão do relacionamento com o cliente. Uma das mais poderosas ferramentas de vendas, na atualidade, capaz de integrar departamentos de marketing e vendas, cria sinergia e união de esforços para aumentar o faturamento das empresas.
Os benefícios do CRM vão além do aumento da vendas e integração: padroniza processos, armazena e possibilita a consulta de dados das interações com os clientes, trás uma visão 360º sobre o desempenho da organização. Pesquisas apontam que cerca de 74% das empresas que implantaram um CRM em suas operações obtivem melhoras significativas em seus resultados.
Com um CRM, seu time de vendas poderá cadastrar todos os clientes e prospects, propostas e orçamentos, avaliar a probabilidade de fechar negócio, prever um faturamento guiados por um funil de vendas claro e coeso, analisar suas métricas (conversão, ticket médio, faturamento, retenção, etc), centralizar as comunicações (ligações, e-mails, whatsapp, chat e outros canais), tudo isso com o suporte de dashboards (painéis de controle) com todas as informações organizadas para sua fácil compreensão e entendimento. Mesmo com todos esses benefícios, algumas empresas não precisam de um CRM, é aqui que entra esta pergunta. .👇
Eu preciso de um CRM?
Agora que sabemos o que é e como o CRM pode nos ajudar, como podemos saber se realmente precisamos dessa solução? Nesse momento, precisamos para e refletir:
Seu negócio está em crescimento?
Você precisa estar mais próximo dos clientes?
Seria vantajosa a integração dos times de marketing e vendas?
Seus dados de vendas e clientes estão centralizados?
Você tem dificuldade de acompanhar o andamento das vendas e negociações?
Seu atendimento é considerado lento?
Você tem dificuldade para monitorar seus indicadores de resultado?
Seu time perde oportunidades de fazer novas vendas para os clientes?
Se você respondeu sim para a maioria dessas perguntas, acredito que um CRM seria muito bem vindo à sua operação.
E se ainda assim eu não implantar um CRM?
Bem, essa é uma opção, no entanto você precisa estar ciente dos riscos. Se diante da necessidade de soft de gestão de relacionamento, a empresa optar por não o adotar, estas situações poderão ocorrer ou continuar a ocorrer:
Desconhecimento (total ou parcial) sobre os processos de vendas
Atendimento ineficiente e demorado
Perda de oportunidade de negócios
Baixa taxa de conversão e avanço do funil de vendas
Incidência ou mesmo recorrência de erros na operação
Qual o melhor CRM?
Agora que você já sabe o que é um CRM, para que serve, quais os benefícios e os riscos da sua não adoção, talvez você queira saber qual CRM seria ideal para sua empresa. Essa resposta pode não ser tão simples, exigindo uma análise mais profunda da organização, seus processos, metas, objetivos e maturidade digital. O ponto positivo é que existem inúmeros softwares CRM no mercado nacional.
O HubSpot, é um dos meus preferidos e vai muito além de um CRM, é uma verdadeira automação de marketing. Você pode usar o módulo CRM grátis, apesar de ter menos recursos que a versão paga.
RD Station, minha segunda opção - quase a primeira - opção. Assim como o HubSpot, é uma automação de marketing que inclui o módulo CRM no seu pacote de serviços. Também oferece uma versão grátis com recursos limitados.
O PipeDrive, é um CRM tradicional e você pode testar por até
semanas de forma gratuita.
Não posso deixar de falar do SalesClound, também conhecido pelo nome do seu desenvolvedor SalesForce, uma ferramenta super robusta, com muitas opções de personalização e diversos planos, que variam de acordo com o número de usuários.
Existem diversas outras opções: LeadLovers, Zoho, Agendor, Monday.com e muitas outras opções.
Espero que esse conteúdo o ajude a escolher o melhor CRM para seu empresa e se você precisar a ajuda na implantação e treinamento do seu time de marketing e vendas, conte com o apoio da VMK. Fale com o nosso especialista e tire todas as suas dúvidas.
Comments