Intenção de Busca
Antes mesmo de começar a escrever seu texto, é preciso fazer um alinhamento entre o tema e a intenção de busca do usuário, saber se atende à necessidade de quem busca, identificando a palavra-chave de foco. Parece óbvio, mas a palavra foco dever constar no título, ao menos em um subtítulo e no corpo do texto.
Título (H1) Otimizado para SEO
Seu título precisa ser claro e atraente, posicionando a palavra-chave de foco mais à esquerda possível. Aproveite para criar uma meta descrição, um resumo em até 165 caracteres para exibir nos buscadores, logo a baixo do título.
O H1 precisa ser cativante, precisa gerar curiosidade do leitor.
Introdução Conclusiva
Finalmente, começamos a escrever. A primeira parte do texto mais se parece com uma conclusão, precisa dizer a que o texto se vale, apresentar uma definição coesa do termo principal, satisfazendo a curiosidade de quem busca apenas um breve entendimento do foco principal.
Evite rodeios, escreva uma introdução honesta e direta, dando destaque para a palavra-chave de foco. Explore variações desse termo ao longo do texto, para evitar muitas repetições; os mecanismos de buscas podem interpretar como spam.
Capa Ilustrativa
Entre a introdução e seu primeiro H2, inclua uma imagem, uma capa que complemente o seu título, que seja relevante e coerente com o texto que seja apresentado. Lembre-se de inserir o texto ALT para descrever o conteúdo das imagens.
Subtítulos (H2)
Distribua seu conteúdo em blocos lógicos, use H2 e, se necessário, H3. Isso vai facilitar a leitura e torná-la mais dinâmica.
Um exemplo de como usar as tags H1, H2 e H3 em um blog post seria:
# H1: Boas práticas para e-commerce
## H2: Otimização de snippets
### H3: Boas práticas para a otimização de snippets
Imagens Relevantes
É importante usar ilustrações para quebrar a monotonia do texto, dando ainda mais dinâmica, e tornando-o mais compreensível, complementando as informações e enriquecendo o conteúdo. Sempre que inserir uma imagem, inclua 0 texto ALT para descrever o conteúdo das imagens.
URL e Links Internos
Crie uma URL seguindo a seguinte estrutura:
www.seusite/blog/palavra - chave/
Em listas, como os 10 carros mais vendidos de 2024, por exemplo, evite usar o ano na url. Nesse caso, poderia ficar dessa forma:
www.seusite/blog/10-carros-mais-vendidos/
Integre o texto com outros posts relevantes e complementares. Isso fortalece seu texto.
Schema de Dados Estruturado
São marcações na camada de dados, que facilitam a leitura, interpretação e a organização do conteúdo por parte dos mecanismos de busca. Alguns exemplos dessas marcações são: Tipo de conteúdo: receita, vaga de emprego, artigo, blog post, produto, além de outras informações como nome do autor, por exemplo.
Essas informações extra serão usadas pelos motores de busca para apresentar variações do seu conteúdo ao usuário, aumentando a taxa de clique (CTR).
SGE (Experiência de Busca Generativa)
Antes de tudo, esteja interessado em ajudar o usuário, em fornecer informações de qualidade, bem pensadas e estruturadas.
Com as novas tecnologias de SGE(Search Generative Experience), podemos esquecer aquela velha estratégia de escrever blog post pesando exclusivamente em SEO. O conteúdo de fato precisará ser relevante, pensado para solucionar um problema real, de forma relevante.
Se você não sabe o que é o SGE, temos um post exclusivo sobre o tema, você pode ver clicando nesse link. Se você chegou até aqui, receba meu muito obrigado e espero te-lo ajudado de alguma forma. Se você acha esse conteúdo interessante, compartilhe com seus amigos, eles podem gostar também, além de me incentivar a continuar escrevendo.
Comentarios